quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Legião Urbana - Índios (Pluralidade Cultural)

26 comentários:

  1. O vídeo traz uma demonstração perfeita sobre a pluralidade cultural. Retrata as diversas situações com a qual temos que lidar diariamente, seja em sala de aula, na rua, no trabalho ou afins. Há diferenças étnicas, religiosas, regionais, linguísticas e afins. Rememorando a discussão em sala, agregamos conceitos e premissas para atualizar e fundamentar a nossa didática em sala, nos tornando um professor aberto às novas perspectivas e abordagens que os alunos nos fornecem em nosso cotidiano.
    A composição da música, em si, é uma maestria no valor e no reconhecimento do próximo, considerando a situação como um todo. A letra da canção já me fez e ainda faz dissertar bastante sobre várias questões. O grande poeta faz menção a vários assuntos em apenas uma de muitas de suas canções... e No que se refere a pluralidade cultural, consigo ler entrelinhas em: " [...] que quem tem mais do que precisa ter
    quase sempre se convence que não tem o bastante
    fala demais por não ter nada a dizer", é a pura verdade. E reclamamos de nossos corpos saudáveis, quando milhares de deficientes são marginalizados diariamente; e reclamamos de nossas gordurinhas localizadas enquanto milhares de crianças morrem de desnutrição na África. Lição de moral? Sermão? De maneira alguma. É apenas uma reflexão sobre o quanto a humanidade está chafurdada em um contexto errôneo e vicioso da qual não conseguimos nos livrar. Ao falar no próprio título da música, Índios, Renato Russo toca no que cerne um de nossos tópicos, também, em sala de aula hoje, ao retratarmos as datas comemorativas na escola de maneira descontextualizada e sem sentido, como o 19 de Abril, por exemplo. O comentário tecido por Patrícia foi interessante, quando se referiu ao dia do índio como um dia que costuma-se fantasiar os alunos, tal como palhaços, e pronto, está comemorado o Dia do Índio. Isso nos fez refletir sobre nossos antigos professores, como lidaram, quais tomaríamos como exemplo e quais abnegaríamos sem hesitar. Todas essas questões devem ser levadas em pauta, por toda a equipe escolar, devendo ser planejados e executados pela equipe como um todo, para que se obtenha êxito no proposto processo educacional.

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    1. Concordo com você totalmente quando fala da questão de estarmos sempre reclamando, enquanto existem tantos com problemas sérios e mesmo assim vivem felizes. Em relação as comemorações das datas festivas do nosso calendário é visível os erros cometidos nas escolas, não apenas culpa do educador, mas talvez de uma formação insuficiente para abrir espaço de reflexividade sobre essas temáticas. Não estou tirando a culpa do professor, pois no processo educativo existem muitos envolvidos: o sistema, a gestão, o professor, a comunidade e o aluno, assim como você vem colocando no final de seu excelente texto.

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    2. Quanto as datas comemorativas, acredito que todos os professores que estão lecionando hoje foi caracterizado de índio e comeu as suas comidas típicas no dia 19 de abril em comemoração ao dia do índio. E o que eu não consigo entender é porque reproduzir uma coisa que não tem sentindo nenhum, que é até mesmo uma forma de desrespeito com essa cultural. A educação infelizmente tem dado passos lentos, e percebe-se que ainda são utilizadas ou reproduzidas práticas arcaicas que não irá acrescentar nada ao aluno. E como diz a Jociane, não devemos culpar somente o professor mais todos as pessoas envolvidas no processo de ensino.

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  2. O vídeo relata quanto a pluralidade cultural está intrínseco em nossas vidas. Situações que fazem parte dos nossos dias mostrando o quanto as pessoas são diferentes, existem diversos grupos e culturas que compões o mundo que nos rodeia. Diante da temática do papel do professor como mediador dessas diferenças, o mesmo deve receber as diversas informações que seus alunos trazem de suas casas e valoriza-las.
    A música é um questionamento de como não somos iguais e que temos ações diferentes e por diversas vezes buscamos algo que perdemos, vemos uma realidade e uma emoção nessa música. Renato Russo consegue tocar em todas as gerações com sua música sendo um exemplo claro de pluralidade cultural. Conseguir sensibilizar diversas pessoas com pensamentos diferentes como: cultura, religião, regionais e linguísticas, compreender e sentir o verdadeiro sentido da música.
    Percebemos o quanto reclamamos de nossas vidas chatas, e ou o quanto não estamos satisfeitos esteticamente, enquanto pessoas passam fome e morrem por falta de auxilio.
    Fica o questionamento de como o professor trabalha a pluralidade em sala, já que o desafio da pluralidade cultural é respeitar as diferenças.

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  3. Este vídeo nos faz refletir sobre os atos de preconceito e discriminação enraizados na sociedade e também em sala de aula, assim a escola onde deveria ser um espaço aberto para a diversidade e as diversas manifestações culturais, acabou se tornando um meio onde se dissemina a segregação e exclusão das diferenças
    Muitos professores buscam homogeneizar a turma, como se isso fosse possível, pois cada aluno é único e com particularidades próprias, e que precisam ser respeitadas por toda comunidade escolar.
    Vendo este vídeo me lembrei de um texto que tratava justamente da dificuldade de aceitar as diferenças, e que devido isso muitos perdem sua identidade buscando se enquadrar no padrão aceito pela sociedade. E com isso nos perguntamos: Até quando vai ser assim? Qual a função da escola e dos professores no combate a esse desrespeito a diversidade?
    Refletir sobre isso já é um importante passo para mudanças na prática pedagógica em sala de aula, pois os próprios professores estão carregados de preconceitos, que precisam ser quebrados , para um ensino que respeite as várias formas de pensar, agir e ser seus estudantes.

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    1. Cintia,acredito que se começar de cedo nas escolas a trabalharem as diferenças com as crianças,poderemos de alguma forma contribuir com o combate a discriminação,e é importante que o docente esteja aberto a essa pluralidade,respeitando o individual de cada um.

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    2. Concordo com você Cíntia quando diz que preconceito e discriminação estão enrraizados dentro da sociedade. Sendo que a sala de aula poderia servir como local para acabar com tais situações, ela acaba por ser utilizada como lugar de propagação da violência em geral. Cabe a nós futuros educadores tentar fazer a difernça buscando fazer história e marcando positivamente o mundo no qual vivemos.
      Bjos... Elimeire

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  4. Música: Índios - Legião Urbana

    O vídeo retrata a Pluralidade Cultural, a existência de várias culturas no mundo inteiro. Na qual, todos nós estamos inseridos e devemos respeita. Pois, cada povo tem assegurado em lei esse direito, independente de raça, religião, sexo dentre outros. E a música ÍNDIOS retrata muito bem essa diversidade cultural e que aqui no Brasil não foi respeitada, pois obrigaram os índios há mudar de cultura.
    No entanto, essa diversidade não é encontrada somente de país a país, ela se encontra em pequenos espaços como a sala de aula por exemplo. É um espaço rico em culturas, na qual muitas das vezes não é respeitada pelos professores, pela escola e pelos alunos.
    E concordo com a Cintia, quando ela diz que muitas das vezes por ser diferente, por sofrer preconceito, essas pessoas acabam perdendo sua identidade por tentar se encaixar dentro de um padrão na qual não pertence a ela.
    A meu ver, até a lei ofende, quando diz que somos iguais perante a lei, se o dilema é respeitar as diferenças! E isso se torna um desafio para o professor dentro de sala de aula, onde muitas das vezes esse tema é trabalhado de maneira errônea. Na qual, o professor, na maioria das vezes não sabe lhe dar com as diferenças e ensina uma coisa, mais suas atitudes são outras e isso é percebido em sala é percebido pelo aluno e se transforma num grande abismo para o ensino/aprendizagem. Essa música nós faz refleti, nas nossas atitudes do dia a dia, seja na escola, no trabalho na rua e em relação a essa sociedade que é imposta a nós. Para que haja uma boa prática, precisamos rever primeiro nossos valores e nossos erros para não refletir nos alunos os nossos preconceitos que cada um de nós carregamos dentro de si. Mostrando uma atitude de respeito com todas as diversidades existentes.
    KLAUSIA PEREIRA XIMENES 4ª ANO.

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  5. Mais uma vez estamos diante de um momento de reflexão sobre a questão da diversidade cultural. Esta temática nos leva a pensar e atuar com respeito e valorização das mais diversas culturas, dos diversos grupos sociais existentes na sociedade e na comunidade escolar. O vídeo como um todo, está intimamente remetido aos profissionais da educação, especificamente aos professores, para estarem atentos a realidade encontrada no âmbito escolar: o pluralismo cultural. É de suma importância que o educador respeite as diversidades culturais presentes na sala de aula, de modo a incluí-las, evitando assim a exclusão social. Inclusão abrange além de deficiências físicas e mentais, etá relacionada também à diversidade de cultura, costumes, religião, raça, etnia, e outros como obesidade, homossexualismo, pobreza e miséria. Incluir a todos na perspectiva de uma educação mais qualitativa é fundamental. Percebo que a formação continuada dos professores e um currículo adequado sejam aspectos importantes na configuração de uma educação de qualidade, respeitando e valorizando as diferenças presentes em sala de aula. Acredito que quaisquer uma das cenas que remetem às diferenças pode causar espanto, principalmente se o educador estiver enraizado consigo o preconceito.

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    1. Concordo com vc, quando fala da importancia do educador em evitar a exclusao social, o grande problema e que o professor sai da academia despreparado para tantas as atribuicoes e muitas vezes nao sabe como evitar o preconceito que acontece dentro da sala de aula.
      Suellen pedagogia

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  6. O vídeo da banda Legião Urbana nos leva a refletir sobre a diversidade cultural existente no mundo, sobre as diferenças étnicas, sobre religião, enfim, há muitas diferenças entre todos os povos no mundo. No entanto, a sociedade em meio há séculos de evolução e transformação ainda nao parou pra pensar na diferença do outro, pensar que ele é igual a todos, a diferença é a cultura a qual cada um pertence. Escolas, igrejas,empresas, qualquer instituição é um canal para a erradicação do preconceito e a discriminação, porém o que vemos hoje em dia são representantes que ao invés de ensinar formas de combater o preconceito, fazem justamente o contrário contribuindo para o aumento desse mal que cada dia se alastra dentro da sociedade. A mim resta sonhar com o dia em que tudo será diferente, todos serão realmente iguais independente de tudo que for.
    Elimeire 4º ano de Pedagogia

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  7. o vídeo é mais uma oportunidade de reflexão em relação ao respeito a pluralidade cultural existente em nosso cotidiano, e a importância do trabalho incansável do professor para recuperar a noção de valores perdidos nesta sociedade capitalista que deturpou essa noção, ditando quem esta apto ou não a fazer parte dela. Assim o respeito as diferenças de cor, raça, religião etnias etc,acabam sendo um dos grandes desafios da educação, sendo a sala de aula o ambiente favorável para propiciar momentos de debate e reflexões para que se possa quem sabe diminuir a discriminação e o preconceito arraigados em nossa sociedade doente. Ivone 4º ano de Pedagogia.

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  8. O vídeo é excelente, pois leva a pessoa a refletir sobre sua prática, pois muitos docentes diz trabalhar a pluralidade cultural com os alunos, mas somente no dia do índio, da consciência negra e essa talvez seria uma forma de esconder o seu próprio preconceito, muito se fala em respeitar as diferenças, mas na prática isso não acontece. Dentre as situações visualizadas no decorrer do vídeo, a imagem das duas mulheres beijando me fez refletir sobre como eu,professora, abordaria a questão do homossexualismo dentro de sala, onde cada pessoa tem uma visão acerca do tema, cada igreja tem uma visão e dentro da sala tem-se uma grande diversidade de crenças, sem contar a visão arcaica, preconceituosa que muitas pais tem, eu confesso que teria que aprofundar meus conhecimentos sobre como abordar esse tema em sala de aula com crianças.

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  9. O video mostra bem a diversidade cultural, e nos leva a refletir sobre esse assunto, pois, a sala de aula é um lugar proviniente de encontrar diversos grupos sociais, como também, é o lugar onde mais se encontra o preconceito. O desrespeito aos "diferentes", termina em um fator muito conhecido pelas escolas o burlling.
    Acredito que a escola seja o lugar ideal para trabalhar a diversidade,porém são tantas as atribuições dada ao professor que resulta em uma formação e atuação "deficiente" da qual não conseguem suprir o esperado, pois falar sobre o assunto e fácil mas fazer a diferença é dificil.
    Suellen pedagogia

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    1. Concordo com você Suellen, A função da escola é ensinar e o respeito as diferenças entra dentro das atribuições de ensino.
      O aluno que as vezes não tem uma educação em casa, mas que a recebena escola não terá motivos que justifique o desrespeito com o colega.

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  10. O vídeo reflete em imagens o significado literal da palavra diversidade, que é tudo que nos diferencia de algo ou de outro. Ao se pensar sobre esse tema em sala de aula, percebe-se que na maioria das vezes os professores não receberam instruções adequadas, para lidar com a pluralidade cultural existente em sala de aula. Não raro ás vezes em que alguns professores praticam o adultocentrismo em sala de aula, que se baseia na recorrente atitude negativa da pessoa adulta em moldar o mundo da criança de acordo com seus preconceitos, estabelecendo parâmetros limitadores as escolhas dos alunos. Dessa forma, o professor necessita repensar o cuidado que o mesmo tem de ter ao estabelecer o contato com o aluno, cuidando para que a sua forma de propor a aprendizagem, não seja adestradora ou “catequizadora”, mas, que seja uma postura que permita ao aluno visualizar possibilidades com as quais se identifica e possa assim trilhar caminhos que tornem o aluno autor de sua própria história. Infelizmente na realidade do ensino ainda está presente de forma massificadora o sistema ensino-aprendizagem que toma como referencia o mundo adulto para que a criança apenas copie e reproduza ideias e comportamentos sociais, aceitáveis no mundo adulto, e isto sem questionar a realidade em torno de si. A educação tem caminhado a passos lentos rumo à evolução de um modelo adestrador herdado historicamente desde a colonização, para um modelo libertador que vem sendo amplamente discutido, no campo das ideias tendo Paulo Freire como um de seus protagonistas. Hoje, as políticas públicas voltadas para a educação tem alto nível de discussão e parâmetros, no entanto a dificuldade está na implementação de tais referencias na prática, visto, que no dia-a-dia, das salas de aula, grande parte dos profissionais de todo país ainda utilizam-se do modelo arcaico e tradicional de educação. Portanto, no que se refere à postura assumida pelo professor frente a sua opção pedagógica e metodológica de ensino combinada com a amplitude da sua visão de mundo, será conduzida a visão de mundo desta criança, e há aqui uma linha bastante tênue que irá elevar a condição intelectual do aluno frente à diversidade cultural ou restringi-la a visão de mundo do professor, seja ela plural ou não. O professor que acolhe seus alunos, sendo um professor reflexivo que percebe e respeita as diferenças de cada um, constrói um ambiente de igualdade, sem fronteiras e propicia uma segurança que refletirá em um melhor e maior aprendizado.


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  11. O vídeo apresenta diferentes tipos de culturas, raças e histórias sociais, diferenças essas que são visíveis a todo momento em nossa sociedade e que torna cada vez mais importante discutir sobre o respeito à diversidade. As diferenças estão em todo o lugar, na família, na sociedade, na opção sexual, na religião e nós professores devemos ter além da responsabilidade de proporcionar o conhecimento de conteúdos aos alunos, é preciso discutir sobre as diferenças e como é importante respeitar as etnias, as crenças e as opções de cada cidadão. Acredito que não sejamos obrigados a aceitar tudo que a sociedade nos impõe, porém é de extrema importância que possamos saber respeitar aqueles que pensam e agem de maneira diferente, pois o respeito é uma das regras principais para o convívio em grupo.
    Vivemos em um país democrático, onde todos são lives para pensar e se expressar da maneira que acreditam ser correta, não há censura para os pensamentos e opções de cada um.
    A educação precisa abrir novos horizontes, e auxiliar a sociedade a compreender essas mudanças, para que não haja conflitos maiores de ideias, a falta de informação e de RESPEITO é o maior desafio a ser trabalhado com as crianças e os jovens, que recebem influencia direta de sua família e comunidade que muitas vezes por falta de informação acabam por agir de forma intolerante quando se deparam com algo diferente, que modifica sua realidade.



    Curso de Pedagogia
    4º Ano / 8º Semestre
    Acadêmica: Nilmara de Souza Martins

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  12. O vídeo deixa claro como nosso mundo é formado por diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico das civilizações. Além de colocar em questão a importância do respeito, que ainda é sem duvida um desafio a ser rompido. Podemos observar também o quanto é importante que o professor saiba trabalhar o seu aluno na sua unidade, buscando desenvolver atitudes de respeito as diferenças, mostrando que o mesmo pode se enriquecer-se com as diferenças e, ao mesmo tempo, valorizar sua própria identidade de maneira global. Creio que a melhor forma para desenvolver tal respeito é colocar o aluno em contato com diversas culturas, não somente em datas comemorativas, mais no cotidiano escolar; permitindo assim que o aluno desenvolva sua própria identidade a partir do convívio como a diversidade.
    Observa-se o quanto o mundo está ainda mais repleto de novas culturas, de maneiras de se viver, de se amar de se desenvolver seja no seu ambiente profissional seja no pessoal. Sendo essencial lutar por um mundo em que o respeito às diferenças seja à base de uma visão de mundo cada vez mais rica para todos nós, em que o individuo aprender a conviver com a diversidade e note o outro não como um inimigo, mas como um parceiro na construção de um mundo melhor e mais digno de se viver.

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  14. Voltamos a bater na mesma tecla, a da inclusão. O video mostra a pluralidade cultural presente em nossa sociedade, onde essa pluralidade se trata de uma massa diversificada de pessoas que tem os mesmos deveres e direitos.
    Acredito que inclusão engloba todas essas diferenças sejam raciais, culturais, fisicas, intelectual ou financeira. Ela esta presente em nosso dia a dia, dentro das salas de aula. E é nesse momento, no desenvolvimento intelecto e cidadã da crianças que nos professores devemos fazer a diferenças, mostrar a igualdade existente em nosso meio, transformar aquele preconceito que ja deveria se extiguido desde a abolição do escravos, para que o respeito e a valorização do ser humano seja elevado.
    O educador jamais deve ver essas barreiras como algo impossivel de ser transformado pela educação, ou então não conseguiremos fazer que nossos alunos se tornem pessoas dignas e respeituosa, sem contar que a cultura pode ser ainda mais esquecida.
    Portanto educadores, cabe a nos fazer pequenos gestos que façam a diferença na vida que seje de uma criança, mas que seja significativa para o seu desenvolvimento e qualificação como ser cidadão.

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  15. O vídeo mostra a tamanha diversidade existente na sociedade, diferentes culturas, diferenças físicas, etc., dando ênfase à questão do respeito por essa pluralidade, pois essas diferenças fazem parte do cotidiano de cada um.
    O professor tem um importante papel na conscientização dos alunos a respeito desse tema. E a escola é um local propício para iniciar essas abordagens. Pois todos somos livres para vivermos da maneira que nos convém (apesar da concepção preconceituosa a respeito de determinadas diferenças ). Com isso é necessário implantar uma visão mais ampla a respeito desses assuntos transversais, cultivando o respeito pelas diferenças. Assim, levando o aluno a uma reflexão, que afaste a discriminação e o preconceito.

    Acadêmica: Virginia Calixto dos Santos.
    4º ano de Pedagogia

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  16. o VIDEO É MUITO PERTINENTE VISTO QUE A DIVERSIDADE NÃO ESTA SÓ LIGADA A VÁRIAS CULTURAS SOCIAIS QUE É MOSTRADO NO VIDEO, FALAR DE DIVERSIDADE É FALAR DE DIVERGÊNCIAS . TRABALHAR ISSO EM SALA DE AULA É BEM MAIS COMPLEXO DO QUE FALAR , POIS NA PRÁTICA NÃO É TÃO SIMPLES QUANTO NA TEORIA.
    É DIFICIL LIDAR COM ALGO QUE SEJA DIFERENTE, DIVERGENTE AQUILO QUE FOI PADRONIZADO PELA SOCIEDADE E AS VEZES ATÉ POR COSTUMES FAMILIARES POR ISSO ACREDITO QUE TRABALHAR A DIVERSIDADE DEVE SER FEITO DESDE A EDUCAÇÃO INFATIL, POIS ISSO SÃO VALORES QUE LEVAMOS AO LONGO DE NOSSAS VIDAS NOS TORNANDO ADULTOS MAIS FLEXIVEIS E RESPEITOSOS.
    ATE PARA TRABALHARMOS DE MANEIRA EFICIENTE EM SALA DE AULA É IMPRESCINDIVEL NOS ATERMOS A DIVERSIDADE SEJA EM QUALQUER ASPECTO, PROPOR ATIVIDADES QUE SUPRA DE UMA MANEIRA GERAL AS NECESSIDADES DOS NOSSOS ALUNOS, MAS ISSO TERÁ DE PARTIR DO PROFESSOR ... POIS ATÉ AS ATITUDES ERRADAS DE UM ALUNO EM SALA DE AULA PODE SER ORIGINADA DO SEU CONTEXTO SOCIAL ENTÃO DEVEMOS LEVAR ISSO EM CONTA, TENTAR ENTENDER E ACREDITAR NA MELHORA DESTE ALUNO .. DISCUTI IDÉIAS POLÊMICAS EM SALA DE AULA E BUSCAR FAZER COM QUE OS ALUNOS ENTENDAM QUE INDEPENDENTE DO PONTO DE VISTA DE CADA UM DEVEMOS RESPEITAR A TODOS E QUE CADA UM DA SUA MANEIRA É IGUALMENTE IMPORTANTE E CONTRIBUI PARA UMA SOCIEDADE MELHOR.
    A DIVERSIDADE EXISTE(CULTURAL, SOCIAL, FÍSICA, PSIQUICA,SEXUAL,MORAL.. E OUTRAS) E NÃO DÁ PRA IGNORAR ESSE FATO TÃO IMPORTANTE E QUE NORTEIA A SALA DE AULA, ENTÃO É MELHOR BUSCARMOS MANEIRAS E ESTRAGÉDIAS PARA LIDARMOS COM ISSO .
    RAYLANE MARCÊDO DOS SANTOS 4 ANO

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  17. É preciso mudar esse triste cenário de que permeia nossas salas de aula onde acabou o respeito pela as diferenças e o individuo é ridicularizado e excluído por a cor da pele, por seu tipo físico, por suas condições financeiras, pelo o lugar que mora e por a posição que ocupa na sociedade. Essas situações não ocorrem só na escola está presente na maioria dos ambientes que as pessoas vivem, nas ruas, nos trabalho, na hora do laser e até mesmo em seus lares.
    Diante desse contexto surge à necessidade de mudar esse cenário lamentável de desrespeito as diferenças, e a educação são o melhor meio através do ensino sendo trabalhado desde as series iniciais os professores trabalhando dentro de seus conteúdos o respeito a diversidades, a pluralidade, deixando claro que as pessoas são diferentes e que essas diferenças precisam ser respeitadas seja ela cultural social ou econômica.
    Que as pessoas têm direito a individualidade a serem elas mesmas e que é um direito dos indivíduos serem diferente serem tratados com igualdades de direitos e de oportunidades independente da cor da pela, das condições em que elas se encontram ou do ambiente em que elas vivem.

    Acadêmica: Maria Cristiane Lopes da Silva
    4° ano de Pedagogia

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  18. O video retrata, a diversidade existente em nosso meio. como futura professora deve se pensar que todos tem direitos iguais mais que deve ser tratados com suas diferenças no que se trata de adaptações curriculares, ou seja, todos tem o direito de aprender, de forma diferente.
    By: POTYRA LIMA
    4° ANO PEDAGOGIA

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  19. O video revela quão grande é a diversidade que temos no mundo, não muito distante podemos e devemos nos atentar a essa pluralidade cultural em sala de aula, como futuros profissionais da educação devemos nos preparar para receber as mais diversas realidades no cotidiano escolar, sem desrespeitar e sem agredir a cada um dos alunos em sua exclusividade.
    Deve-se discutir esse respeito quanto a diversidade de culturas também fora do âmbito educacional, porém não podemos nos esquecer toda mudança importante começa pela educação.

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    1. o vídeo aborda justamente a questao da pluralidade cultural em nosso mundo nos dias de hoje. retratando de forma real as diferenciadas situações que podemos presenciar em todos os lugares ate mesmo na sala de aula. A musica retrata muito os valores em relação ao respeito ao proximo, uma questao muito importante que acontece diariamente na sala de aula no que diz respeito sobre as datas comemorativas na escola, lembrar do dia do indio nao é só fantasiar o aluno, mas sim fazer com que cad um tenha conhecimento e valorize sua cultura, seus costumes respeitando sua etnia diferenciada.
      ANA PAULA ALVES

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