segunda-feira, 9 de abril de 2012

E AGORA EDUCADOR COMO TRABALHAR EM SALA DE AULA COM O ALUNO D.A?

6 comentários:

  1. PALESTRA: DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SUAS ESPECIFICIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR.
    PROFESSORA ESPECIALISTA: ANDREA FABIANA

    O SUCESSO DESTE MOMENTO REFLETIRÁ EM NOSSA PRÁTICA EM SALA DE AULA.
    GRATA;
    PATRÍCIA MONTEIRO

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  2. Oi Patrícia!Que dia será essa palestra? Estou atendendo exclusivamente D.A. e me interessa muito participar desse evento! O

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    1. Tenho um arquivo sobre o tema, caso queira envie seu e-mail ou acesse MEC -Educação Especial/deficiencia Auditiva.

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  3. Aconteceu no último dia 31/03/2012 .
    Mas caso queira orientações este espaço é para compartilhar, então, compartilhe aqui conosco suas ansiedades e vamos trocar ideias e dicas.Ou me procure na unidade.
    Bjos

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  4. Acredito que...
    O educador que não tem a especialização adequada para trabalhar com um aluno que possui D.A. provavelmente ficará inseguro e poderá ter dificuldades no começo dessa relação entre ele e seu aluno. Para eliminar essas dificuldades o professor poderá conversar com os famíliares, com os especialistas da escola, com fonoaudiólogos, realizar pesquisas sobre deficiência auditiva, observar o aluno, dentre outras dicas.
    Porém, para que exista uma aprendizagem significativa na vida do aluno, cabe ao professor tomar uma atitude reflexiva e saber se ele realmente está disposto a enfrentar esse desafio. Se estiver disposto, é necessário uma adaptação no currículo do educador, procurar se especializar no assunto, realizar um curso de formação em LIBRAS, trabalhar a socialização dentre os alunos, valorizar as pontencialidades do aluno com D.A., dentre várias outras questões que são extremamente importantes.
    Enfim, acredito que o tema inclusão já obteve grandes avanços, infelizmente mais na teoria do que na prática. Cabe a cada um de nós tentar eliminar essa distância entre a teórico e o prático e também estar dispoto a superar os velhos e os novos desafios que sempre surgirão na vida de um educador.

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  5. As escolas devem ajustar-se a todas as crianças, independentemente das suas condições físicas, sociais, lingüísticas ou outras.
    Com isso o educador deve questionar a sua prática e saberes necessários para trabalhar com crianças com necessidades educacionais especiais,como já foi dito pelo meu colega Jeremias, muitos dos professores que receberam estas crianças inclusivas, não possuem uma especialização adequada para atender as crianças.É necessário que o professor esteja disposto a buscar novos conhecimentos para encarar os novos desafios das salas de aulas.
    Lembrando que o professor ensina mas também aprende,desta forma não podemos desconsiderar as experiencias vividas pelos nossos alunos,ressaltando que essa aprendizagem é diária e tem que fazer parte do nosso cotidiano.

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